quinta-feira, 12 de março de 2009

Doce lua, amarga solidão


Olhe lá! Veja! É a lua... Brilhante como sempre, irradiando luz por sobre todos. Mas não deixo de pensar na dor que sente. Veja como brilha, como cada raio luminoso é trazido até nós com uma perfeição invisível e intocável. Todos apreciam a lua, mas ninguém procura compreendê-la.

A lua pode parecer bela, mas é óbvio que se sente solitária. As estrelas têm umas às outras para fazer companhia. Brincam juntas de brilhar. Mas a lua está sozinha. Não tem outra lua como amiga, não tem ninguém para ampará-la.

Sente-se sozinha porque está, e nada pode fazer por isso. Sabe que não tem ninguém por ela, mas também sabe que ela é por todos. A lua é sozinha para cumprir seu dever. Está sozinha para cobrir de luz a escuridão que machuca a vida, que tira seu brilho. Está sozinha para arrancar a dor que perfura os corações também solitários, preenchidos apenas com o sofrimento. Ela está lá, bela e radiante... Porém sozinha.

O que fazer para ajudar a lua? Veja como brilha, como acalenta as dores de todos, como diminui a escuridão infinita dos corações sombrios. Veja como sorri, mesmo que sem vontade, mesmo que sozinha, mesmo assim. Só veja, observe seus traços irregulares. Observe o quanto brilha e ilumina.

Sinto-me triste pela lua. Como ajudá-la não sei, como fazê-la feliz é um enigma. Sua beleza esconde sua tristeza, e ninguém jamais saberá ampará-la. Mas humildemente ela continuará espalhando sua beleza, sua luminosidade, todo seu amor àqueles que precisam.

A lua não tem companhia, mas faz companhia a todos. Seu bondoso coração nunca encontrado aperta ao ver a ferida invisível nas faces humanas, e por pura bondade ilumina suas noites, buscando de todas as maneiras acalmar os medos e fazer sorrir os sofredores.

O papel da lua é acompanhar, amar, acolher. Ser amiga e seguidora. Ajudar àqueles que não recebem ajuda, iluminar os que há tempos vivem na escuridão. A lua quer lhe fazer carinho, manter-lhe seguro, aumentar-lhe as esperanças. Quer ser a sua esperança. Não quer que deixe de acreditar em si mesmo, por isso mantém-se brilhando e brilhando. Confia, sorri, ampara. Tenta mostrar-lhe caminhos possíveis, clarear suas idéias. Pôr seus valores à mostra, acrescentá-los ao seu currículo.

A lua só quer ser companheira, só quer estar conosco. Ainda que não haja ninguém por ela, a lua quer ser por todos e para todos, sem pedir pagamento.

A lua só quer ser sua, minha... Nossa.

2 comentários:

Débora. disse...

adorei, amiga. de verdade. é ótima a comparação metafórica feita por você com a lua e a solidão...mas, por favor, não se torne essa lua. aliás, você não é como ela, pois você tem 14 luas bem laranjas te ajudando a brilhar.

belo texto, Mille. continue escrevendo sempre, escrever é a melhor ferramenta que temos para aliviar nossas tensões...prometo vir aqui ler e comentar mais vezes.

Anônimo disse...

Adore, aplaudo de pé o post! :D